Genérico X Referência. Ser ou não ser?
27/08/2014

O medicamento genérico é mais barato, mas será que funciona da mesma forma? Quem nunca se deparou com esse dilema no balcão da farmácia!?

O medicamento genérico é definido como uma formulação semelhante ao produto de referência (de marca ou inovador) com o qual pode ser intercambiável. Geralmente são produzidos após expiração da patente ou outros direitos de exclusividade do medicamento original. São mais baratos porque sobre eles não recai os custos de estudos de investigação inicial da droga. 

As autoridades regularórias determinam que medicamentos genéricos devem comprovar bioequivalência ao produto de referência. Isso significa que a concentração sanguínea máxima e o tempo para alcançá-la estejam entre 80 e 125% dos mesmos parâmetros da medicação de referência. Ou seja, as cópias ou genéricos podem ser 20% menos eficazes ou 25% mais eficazes que os medicamentos de referência. Isto ajuda a explicar o potencial aparecimento de efeitos adversos quando da troca de medicamentos “iguais” ou reaparecimento dos sintomas que motivaram o início da medicação. 

Vale lembrar que os medicamentos genéricos são bioequivalentes ao medicamento de referência, não significando que os medicamentos genéricos sejam bioequivalentes à outros genéricos ou cópias. Desta forma, uma medicação pode ser leve e repetidamente um pouco diferente da outra. 

Genérico ou não, fica a recomendação: Uma vez iniciada a medicação não deve ser trocada, nem pelo médico, nem pelo paciente e muito menos pelo balconista da farmácia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href=" title="> <abbr title="> <acronym title="> <b> <blockquote cite="> <cite> <code> <del datetime="> <em> <i> <q cite="> <strike> <strong>

Clínica Bacelar © 2014 | Todos os Direitos Reservados

Sua mensagem foi enviada com sucesso!

Em breve entraremos em contato diretamente em seu e-mail, ou através do telefone de contato informado.

Obrigado pela preferência!

Atenciosamente,
Equipe Clínica Bacelar

Dados inválidos. Por favor, tente novamente.

Solicitação de Contato

Não conseguiu contato via telefone?
Deixe seus dados que retornaremos assim que possível:



Obrigado! :)

Mensagem enviada com sucesso!

Em breve faremos contato.

Atenciosamente,
Equipe Bacelar

x