Narcolepsia, a doença com jeito de preguiça.
22/08/2014

O que é narcolepsia? 
Um distúrbio do sono que afeta até 2% da população branca do planeta. O mal passa desapercebido por muitas pessoas porque seus sintomas são confundidos com características comuns. Sua principal conseqüência é a sonolência diurna excessiva. Por isso, muitas pessoas passam a vida inteira sem saber que são portadoras do distúrbio, sendo chamadas de dorminhocas ou preguiçosas por falta de informação dos familiares e amigos. 

Um perigo silencioso
Muitas das pessoas que sofrem de narcolepsia não sabem que correm risco de vida na realização de atividades como dirigir, operar máquinas perigosas ou em outras ações que exigem concentração. Os episódios de sonolência são freqüentemente descritos como irresistíveis, provocando um sono involuntário em situações impróprias. Há pacientes que dormem durante reuniões ou conversas, enquanto lêem, assistem à televisão ou a palestras

Como conhecer e controlar
A narcolepsia é crônica. O tratamento deve ser feito por toda a vida com estimulantes. As características essenciais da doença são ataques repetidos e irresistíveis de sono reparador, cataplexia (súbita perda do tônus muscular) e intrusões recorrentes de elementos do sono REM (estágio do sono de rápida movimentação dos olhos) no período de transição entre o sono e a completa vigília. 

Sobre a autora da tese
Andrea Bacelar, da clínica Carlos Bacelar, é mestre em neurologia pela Universidade do Rio de Janeiro (UniRio), presidente da Sociedade de Neurofisiologia Clínica do Rio, especialista em Medicina do Sono pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e especialista em polissonografia pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica (SBNC). Em sua tese de mestrado, Andrea mostrou os perigos desta doença com jeito de preguiça.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href=" title="> <abbr title="> <acronym title="> <b> <blockquote cite="> <cite> <code> <del datetime="> <em> <i> <q cite="> <strike> <strong>

Clínica Bacelar © 2014 | Todos os Direitos Reservados

Sua mensagem foi enviada com sucesso!

Em breve entraremos em contato diretamente em seu e-mail, ou através do telefone de contato informado.

Obrigado pela preferência!

Atenciosamente,
Equipe Clínica Bacelar

Dados inválidos. Por favor, tente novamente.

Solicitação de Contato

Não conseguiu contato via telefone?
Deixe seus dados que retornaremos assim que possível:



Obrigado! :)

Mensagem enviada com sucesso!

Em breve faremos contato.

Atenciosamente,
Equipe Bacelar

x