Fumo e pílula não combinam
22/08/2014

O risco de mortalidade em mulheres que fumam e usam pílula chega a 14/100 mil indivíduos ao ano.  O dado é revelado pelo neurologista Oscar Bacelar, especialista em cefaleia e memória. O médico ainda alerta que mulheres fumantes, que tomam anticoncepcionais e sofrem de enxaqueca com aura – aquela em que nas crises de dor a pessoa enxerga pontos brilhantes, linhas etc. e também sente pontadas ou dormências -, aumentam o risco de ter um AVC (derrame) isquêmico, mesmo sendo jovens.

Segundo Oscar, ao lado da hipertensão arterial, diabete mellitus e dislipidemia (aumento das gorduras no sangue), o tabagismo tem sido considerado um importante fator de risco modificável para AVC isquêmico, dobrando o risco de acometer fumantes pela doença. O fumante passivo também está neste grupo de risco e as chances são quase as mesmas dos fumantes ativos.

- Essa magnitude de risco surpreende a comunidade científica e permanece sem explicação, uma vez que o risco de desencadear infarto cerebral não estaria associado diretamente à quantidade de fumo aspirado pelas vias aéreas, mas a constante exposição ao tabaco -, afirma o médico.

Ele complementa dizendo que o fumo age aumentando o risco de formação de trombos dentro das artérias e diminuindo a sua distensibilidade (arteriosclerose), além de aumentar a freqüência cardíaca e a pressão arterial.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href=" title="> <abbr title="> <acronym title="> <b> <blockquote cite="> <cite> <code> <del datetime="> <em> <i> <q cite="> <strike> <strong>

Clínica Bacelar © 2014 | Todos os Direitos Reservados

Sua mensagem foi enviada com sucesso!

Em breve entraremos em contato diretamente em seu e-mail, ou através do telefone de contato informado.

Obrigado pela preferência!

Atenciosamente,
Equipe Clínica Bacelar

Dados inválidos. Por favor, tente novamente.

Solicitação de Contato

Não conseguiu contato via telefone?
Deixe seus dados que retornaremos assim que possível:



Obrigado! :)

Mensagem enviada com sucesso!

Em breve faremos contato.

Atenciosamente,
Equipe Bacelar

x