Sono e perda de peso
25/08/2014

Quem dorme mal está propenso a ganhar peso, afirma a neurologista Andrea Bacelar, vice-presidente da Associação Brasileira do Sono. Segundo a médica, é durante o sono profundo que produzimos o hormônio GH, que, além de ser responsável pelo crescimento, atua também na regulação da glicemia, no açúcar no sangue e n manutenção do vigor dos músculos e da pele.

Além do GH, a síntese de outros hormônios é alterada quando dormimos mal. O cortisol, também ligado à normalização da taxa de açúcar no sangue, e o TSH, que estimula a tireóide, glândula responsável pelo bom funcionamento do metabolismo, são alterados quando o sono é reduzido. “Nos casos em que pacientes apresentam menos sono, a concentração desse hormônio cai durante as próximas 24 horas e diminui a estimulação tireoidiana”, explica a neurologista.

Além disso, o hipotálamo produz um hormônio que é responsável pela sensação de saciedade, chamado leptina. Já, se a pessoa dorme mal, a grelina, conhecida como o hormônio da fome, é estimulada pelo estômago, inibe a leptina e gera fome. É quando a pessoa ataca a geladeira à noite, finaliza.

Vale lembrar algumas dicas de como dormir bem e ajudar a boa forma:

1.      Faça do seu ambiente o lugar propício para isso. Mantenha o quarto arejado, em boa temperatura, sem ruídos ou luminosidade.

2.      Evite ingerir álcool ou cafeína nas horas próximas à de dormir.

3.      O uso constante de tranqulizantes é das armadilhas mais detestáveis para se conseguir um bom sono regular. Esse hábito gera dependência do remédio para que seu corpo entre em estado de relaxamento.

4.      Antes de ir para a cama, só faça refeições leves.

5.       Evite exercícios físicos nas horas próximas de ir para cama. Mas não renuncie a eles durante o dia. Exercitar-se mantém o corpo saudável e estabiliza o sono.

6.      Estabeleça horários regulares para dormir e acordar. Respeite seu ritmo biológico. Evite cochilar durante o dia. A menos que seja criança, idoso ou tenha este hábito.

7.      Preste atenção em atividades que estimulam o estado de alerta. Evite usar, antes de dormir, o computador e a TV. Leitura pode ajudar na promoção do sono.

8.      Banhos relaxantes são bem-vindos quando a noite chega e você se propõe a afastar preocupações e estresse.

9.      Finalmente, vá para a cama somente quando estiver com sono. Caso não consiga dormir, volte às atividades relaxantes até que o sono venha. Controlar as horas no relógio ao se deitar também é ruim, pois aumenta a ansiedade.

10 Se algum pensamento ruminante não lhe abandonar durante a tentativa de pegar no sono, levante-se, escreva-o num papel para retomar a questão na manhã seguinte. 

Bons sonhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href=" title="> <abbr title="> <acronym title="> <b> <blockquote cite="> <cite> <code> <del datetime="> <em> <i> <q cite="> <strike> <strong>

Clínica Bacelar © 2014 | Todos os Direitos Reservados

Sua mensagem foi enviada com sucesso!

Em breve entraremos em contato diretamente em seu e-mail, ou através do telefone de contato informado.

Obrigado pela preferência!

Atenciosamente,
Equipe Clínica Bacelar

Dados inválidos. Por favor, tente novamente.

Solicitação de Contato

Não conseguiu contato via telefone?
Deixe seus dados que retornaremos assim que possível:



Obrigado! :)

Mensagem enviada com sucesso!

Em breve faremos contato.

Atenciosamente,
Equipe Bacelar

x