Testes Otoneurológicos

A exploração dos sistemas auditivo e vestibular é feita por meio de uma avaliação otoneurológica, que inclui testes audiológicos e a equilibriometria (exame vestibular feito através da VECTOELETRONISTAGMOGRAFIA). Vectoeletronistagmografia tem como objetivo analisar a função do labirinto e sua relação com os demais sistemas (óculo-motor, cerebelo e tronco encefálico) esta investigação visa determinar a existência ou não de uma alteração vestibular e, caso exista, identificar o lado lesado; verificar se é uma alteração periférica ou central, além de também poder acompanhar a evolução do tratamento clinico. O exame é composto por diferentes provas que geram estímulos visuais e térmicos no labirinto. Embora sua avaliação não seja agressiva o paciente deverá seguir algumas orientações para que possa realiza-lo de uma maneira mais confortável possível. 

Orientação:

  • Jejum 3 horas antes do horário marcado;
  • Não usar maquiagem, jóias, grampos, presilhas e lentes de contato;
  • Vestir-se confortavelmente;
  • iIr acompanhado;
  • 48 horas antes, suspender medicamentos anti-vertiginosos (para tonteiras);
  • 24 horas antes do exame,não ingerir: café, chá, mate, chocolate, refrigerantes, cigarros e bebidas alcoólicas;
  • Não suspender remédios absolutamente indispensáveis como por exemplo: para diabetes, hipertensão, doenças do coração, doenças neurológicas e anticoncepcionais.

 

A Otoneurologia é uma extensão da Otorrinolaringologia, que estuda a audição, o equilíbrio corporal e suas relações com o sistema nervoso central. O equilíbrio é uma função sensório-motora que tem como objetivo estabilizar o campo visual e manter a postura ereta, ocorrendo de forma inconsciente pela atuação de mecanismos sensoriais e reflexos. Os sistemas vestibular, visual e proprioceptivo (ou somatossensorial) são responsáveis por estes mecanismos, que se interligam no núcleo do tronco encefálico sob a coordenação do cerebelo. Os sintomas e sinais de alteração do equilíbrio corporal, surgem quando há conflito na integração das informações destes sistemas, quando estes são deprimidos por fatores externos ou apresentam alguma disfunção. 





 

Clínica Bacelar © 2014 | Todos os Direitos Reservados

Sua mensagem foi enviada com sucesso!

Em breve entraremos em contato diretamente em seu e-mail, ou através do telefone de contato informado.

Obrigado pela preferência!

Atenciosamente,
Equipe Clínica Bacelar

Dados inválidos. Por favor, tente novamente.

Solicitação de Contato

Não conseguiu contato via telefone?
Deixe seus dados que retornaremos assim que possível:



Obrigado! :)

Mensagem enviada com sucesso!

Em breve faremos contato.

Atenciosamente,
Equipe Bacelar

x