Sono: Uma preocupação global entre os executivos
20/08/2014

O sono é uma das grandes preocupações do empresariado global. Concorrência feroz, queda na margem de lucro e globalização, entre outras situações, também tiram, literalmente, o sono dos executivos. Isso sem mencionar as exaustivas jornadas de trabalho, muitas vezes com 14 horas diárias.

Esta situação ficou evidenciada até mesmo no Fórum Econômico de Davos (Suíça), quando uma palestra intitulada “Por que os cérebros dormem?”, esvaziou salas onde eram discutidos temas como o crescimento populacional do mundo e o futuro do dólar.

Atenta a este cenário, a neurologista Andrea Bacelar, da Clínica Carlos Bacelar no Rio de Janeiro, alerta que o sono é elemento fundamental para quem está à frente de grandes decisões, pois se liga diretamente ao bom funcionamento do organismo. “Dormir é uma necessidade física e mental. Durante o sono, ocorrem  processos metabólicos que, se alterados,  podem afetar o equilíbrio de todo o corpo a curto, médio e, mesmo, em longo prazo. Estudos provam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais precocemente, está mais propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes”, diz a médica, que avisa que, com estas conseqüências, é melhor procurar dormir bem para evitar ficar doente.

O uso de tranqüilizantes deve ser observado com cuidado. Este tipo de medicamento diminui a fase de sono profundo, que é reparador. Com isso, a pessoa dorme, mas acorda sentindo-se cansada e sem disposição.

Dicas para o sono dos executivos:

Fuso horário -  Jet leg
Esta adaptação é alcançada com a manipulação de 15 minutos a cada três dias. Exemplo: Para compensar um fuso horário de duas horas de diferença, é preciso dormir mais cedo ou mais tarde por 12 dias antes da viagem. Para viagens de urgência, o ideal é seguir o fuso do país estrangeiro, evitando cochilos fora do horário noturno.

Carga horária prolongada
Cada vez mais, desaconselha-se o excesso de trabalho, pois este quadro vai fatigando as funções do cérebro, que também sofre com noites não-reparadoras de sono. O nível de estresse e a preocupação freqüente vão desestimulando o indivíduo. A recomendação é diminuir a carga de trabalho. Com isso, vai se trabalhar menos, mas  produzindo mais.

Preocupações extra-escritório 
Há pessoas que têm o chamado transtorno de ansiedade generalizada, são excessivamente preocupadas, levando os problemas do escritório para casa. Elas antecipam problemas e fantasiam resultados antes que ocorram. Isso prejudica o sono, deixando-o fragmentado e não-reparador. Neste caso, após avaliação de um médico, aconselha-se o tratamento com medicamentos.

Dormindo fora de casa
Recomenda-se escolher locais confortáveis, climatizados, com pouca luz e barulho. Para quebrar o gelo da impessoalidade, deve-se levar objetos pessoais como lençóis e travesseiros. “O travesseiro é fundamental para uma boa qualidade de sono. Hotéis têm objetos deste tipo excelentes, mas dormindo com o seu próprio, fica bem mais fácil pegar no sono e mantê-lo”, explica Andrea. 


Pessoas que dormem menos naturalmente 
Sobre dormir menos, as fases 1 e 2 de sono (superficiais) são fases que se podem diminuir do tempo total de sono, o que corresponde a 50% da noite. Há pessoas com esta facilidade, os chamados dormidores curtos, que correspondem a 5% da população. Quem dorme menos e não se sente fatigado, pode fazer parte deste grupo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href=" title="> <abbr title="> <acronym title="> <b> <blockquote cite="> <cite> <code> <del datetime="> <em> <i> <q cite="> <strike> <strong>

Clínica Bacelar © 2014 | Todos os Direitos Reservados

Sua mensagem foi enviada com sucesso!

Em breve entraremos em contato diretamente em seu e-mail, ou através do telefone de contato informado.

Obrigado pela preferência!

Atenciosamente,
Equipe Clínica Bacelar

Dados inválidos. Por favor, tente novamente.

Solicitação de Contato

Não conseguiu contato via telefone?
Deixe seus dados que retornaremos assim que possível:



Obrigado! :)

Mensagem enviada com sucesso!

Em breve faremos contato.

Atenciosamente,
Equipe Bacelar

x