Excesso de informação na berlinda
20/08/2014

Todos os dias são enviados, em média, 247 bilhões de e-mails por 1,4 bilhões de usuários. Em todo o ano de 2009 foram 90 trilhões. Até o final do ano passado, existiam 234 bilhões de web sites. Mais de seis milhões de páginas são visitadas por minuto na internet. E esses números só tendem a crescer. Para quem sofre de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), o excesso de informação é ainda mais perigoso. Pode ser um labirinto. A pessoa entra na web para procurar alguma coisa e vai se distraindo, entrando num site que leva a outro, e outro. No final, não lembra nem porque entrou, explica o neurologista Oscar Bacelar, doutorado em Basel, na Suíça.

Pessoas com TDAH têm sintomas como impulsividade, desatenção e inquietude. Segundo o neurologista, estudos atuais demonstram que o uso de recursos eletrônicos para o ensino e busca de informação aceleram a capacidade de raciocínio. Mas sem abusos. Ter projetos bem definidos é fundamental para não perder a concentração. Não devemos culpar a internet. Manter a atenção é uma capacidade individual. Os fatores distratores serão mais ou menos minimizados na dependência da relevância e motivação do indivíduo pelo tema em questão. Agora, a modernidade pode ser danosa para os indivíduos que já sofrem de TDAH ou outro tipo de transtorno, como Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), por exemplo, esclareceu Bacelar.

Mas o conselho não vale só para quem possui algum tipo de transtorno. Hoje, recebemos e-mails, ligações, torpedos de celulares e novas informações a todo tempo. Cientistas afirmam que o exagero tem minado a capacidade de manter a atenção em determinada tarefa. O instinto de responder rapidamente a estes estímulos eletrônicos pode ser viciante e prejudicial. Na dúvida, o ideal é moderar o acesso à informação e não perder o foco.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href=" title="> <abbr title="> <acronym title="> <b> <blockquote cite="> <cite> <code> <del datetime="> <em> <i> <q cite="> <strike> <strong>

Clínica Bacelar © 2014 | Todos os Direitos Reservados

Sua mensagem foi enviada com sucesso!

Em breve entraremos em contato diretamente em seu e-mail, ou através do telefone de contato informado.

Obrigado pela preferência!

Atenciosamente,
Equipe Clínica Bacelar

Dados inválidos. Por favor, tente novamente.

Solicitação de Contato

Não conseguiu contato via telefone?
Deixe seus dados que retornaremos assim que possível:



Obrigado! :)

Mensagem enviada com sucesso!

Em breve faremos contato.

Atenciosamente,
Equipe Bacelar

x